terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Review MORA FOREST 2000

Como primeiro review deste blog trago-vos a MORA Forest 2000.



Comprimento Total: 230mm
Comprimento lamina: 115mm
Espessura: 2mm
Tipo de Gume:Escandinavo
Tipo de Aço: Sandvik 12C27 (Aço inoxidável)
Cabo: Plástic/ borracha Peso: ???
Bainha: Plástico


NOTA: infelizmente as fotos que fiz em campo na Suécia e as fotos da bainha original perderam-se, tendo apenas fotos do estado actual dela.

Comprei esta faca em Junho deste ano na Suécia, custou 95 SEK (+/- 10.5€). Esta foi uma solução de recurso, visto ter deixado, por esquecimento, a mala que tinha o material cortante (faca, machado e serra) em Portugal, e como ia para o mato por um período de 5 dias era imprescindível ter uma lamina adicional, para alem do SAK que trago sempre comigo.


Primeiras impressões que tive mal a comprei, leve confortável e corta que se farta. Deixou-me curioso como se portaria em campo.



Foram 5 dias de mato que teve de tudo um pouco, calor, chuva, frio, gelo e mosquitos muitos mosquitos...

Durante este período a faca serviu para tudo, desde cortar ramos para criar abrigos até rachar lanha para logo de seguida fazer uns "feder stick" para poder acender os famosos fogões das tendas suecas.


Feder Stick: devido à geometria e excelente fio, esta actividade é muito fácil de concretizar sem grande esforço, mesmo com as mãos geladas e molhadas, o punho em plástico emborrachado permite grande controle e precisão no corte.


Rachar lanha: Nos trabalhos mais pesados não é rainha, pois o pequeno tamanho e espessura não lhe permite melhor performance, mas ainda assim, permite rachar trocos quase da largura da lamina, com recurso a um "baton" sem grande dificuldade. 

De resto é uma senhora faca, muito confortável  e polivalente realizando sempre com distinção todos os desafios que se lhe colocam.

Todos estes abusos, tiveram alguns impactos, no final dos 5 dias havia algumas moças no gume, nada que uns minutos com a pedra de afiar não se resolva (brevemente irei colocar um review sobre um "jig" que fiz para afiar facas), mas manteve sempre o fio como era originalmente.

Tal como já disse a faca é bastante confortável de usar, para isso contribuindo o seu baixo peso, o punho muito confortável e ergonómico e seu tamanho. O punho para alem de ser feito num material emborrachada, tem um textura que o torna ainda menos provável a faca escorregar das mãos mesmo com as mãos molhadas. O fio de não tem um formato uniforme, ainda não conseguir perceber qual foi o objectivo para na pratica ainda não senti grande diferença ou utilidade.
O fio do tipo escandinavo porta-a muito fácil de afiar (facilmente se põe/mantém esta menina a corta como uma lamina de barbear), retendo muito bem o fio.









A bainha é solida e segura, feita de de plastico verde. Tem dois furos no fundo que evitam que nunca se acumule agua dentro dela. A única ponto negativo é alça para o cinto, constituída por uma pequena tira de pele rebitada e muito pequeno. Poderiam ter optado por um clip comum em muitos outros modelos da marca, bem mais pratico e robusto. Eu na minha removi por completo a alça, visto que a uso sempre ao peito por meio de uma alça encordoada presa por meio de umas cintas de velcro.






Em termos de conclusão só poderia recomendar esta faca quer pelo preço quer pela qualidade. Apenas vos posso dizer que desde que a adquiri tem sido a faca que anda sempre comigo  no campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...