segunda-feira, 9 de julho de 2012

Bahco axe (HUS-0.8-500) review [PT]

À algum tempo atrás, enquanto folheava o catalogo da Bahcho, descobri este machado( ref:  HUS-0.8-500 ) que me despertou a atenção por varias razoes, por um lado o tamanho de 50cm em freixo (que na minha opinião é o ideal para transportar na mochila), o desenho da cabeça e em ultimo lugar o preço relativamente baixo, na casa dos 30€. 

Sendo eu um feliz proprietário de um SA Wetteelings Large Hunting Axe, esta compra foi mais um ímpeto consumista e curiosidade do que uma real necessidade de um novo machado. 

Para efeitos de teste irei comparar o bahcho com o Wetteelings que tem sensivelmente o mesmo tamanho.





O manchado tem 50cm de comprimento, parcialmente pintado de laranja e completamente coberto de verniz. A cabeça está parcialmente pintada com a mesma tinta laranja do cabo, estando presa ao cabo através de uma cunha de plástico!? O mais curioso desta cunha é incluir uma alça que provavelmente serve para os pendurar nos expositores das lojas. Este tipo de cunha não é de todo habitual e deixa-me algumas duvidas quando à sua segurança, embora durante todos os testes nunca cedeu nem a cabeça apresentou sinais de folga. Uma nota negativa é não vir com qualquer tipo de bainha.

 

Este machado em especifico apresenta a meu ver dois defeitos (não sei se é um problema cronico desta marca ou apenas azar neste espécime)

1. o machado foi mal "encabado", pois a cabeça do esta torta em relação ao eixo do machado. Esta situação poderá provocar problemas de utilização

2. A orientação dos veios da madeira do cabo está completamente errado. Esta situação não afectara em nada a performance, embora retire rigidez e resistência, aumentando a médio/longo prazo o risco de o cabo rachar ou partir



O fio, como é habitual nos machados desta e outras marcas, vem no que habitualmente se chamada "safe-mode" ou modo de segurança, que significa que não tenha qualquer fio, obrigando a que caso se queria realmente um machado funcional se tenha que perder algum tempo a criar o fio. 

Comparativamente, a cabeça do Bahco é um pouco maior e mais pesada do que o Wetterlings, com uma geometria que se assemelha mais a um machado de rachar. A área maior de gume e a geometria do
Bahco, a meu ver, da-lhe vantage quando se trata de trabalhos mais pesados mas quando se trata de trabalhos mais minuciosos como featherstick ou esculpir madeira perde claramente para o Wetterlings. 




Nos teste de cortar e rachar madeira, foram utilizadas 10 e 20 machadas com cada um dos machados. Em ambos os testes não houveram diferenças significativas, fazendo os dois um bom trabalho. (esquerda o Bahco e a direita o Wetterlings)




 Já no testes de featherstick a diferença foi notória, o gume bastante mais grosso e a dimensão da cabeça dificulta bastante a operação, embora seja possível fazer uma quantidade razoável de raspas de Madeira que seriam mais do que suficiente para iniar uma fogueira. 



Para finalizar mostro como ficou o machado depois de ter retirado toda a tinta e verniz e ter criado o fio e a bainha que fiz para ele.




Conclusão
É um machado que não deixa ficar mal em 95% das tarefas de campo que habitualmente faço, processar madeira quer para fogueira quer para construções.  
Para o torna utilizável é verdade que vai necessitar de algum trabalho, principalmente a nível do fio, mas nada que 30 minutos de trabalho com uma lima e pedras de afiar não resolva.
Os dois problemas que encontrei no machado, tem a mesmo origem, o cabo. Estes problemas sao facilmente resolvidos pela Bahco com um melhor controle de qualidade. Confesso que não detectei que o desempenho do machado fosse afectado pelo mau alinhamento da cabeça. 

2 comentários:

  1. Olá,
    O que você poderia me dize a respeito da retenção de fio e dureza desse machado bahco?

    ResponderExcluir
  2. Ola Fenrir. Eu estou a gostar muito do machado, o aço é de boa qualidade que permite colocar um bom fio e dura bastante tempo. Não sei exactamente qual é o valor RC mas a dureza é adequado para o tipo de ferramenta.

    Qualquer duvida disponha
    JG

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...